SUBSCRIBE & FOLLOW

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LIDERANÇA

sal.jpg (472×480)

Depois de um quilo de sal
Rodolfo Garcia Montosa
Publicado em 11.09.2009

“Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram.” Lucas 24.30,31
Há uma expressão no interior do país que diz que “você não conhece alguém antes de terem comido pelo menos um quilo de sal juntos”. Faça as contas de quantas refeições são necessárias para essa quantidade de sal. Não há ambiente melhor para conhecer alguém.
A essência do trabalho de um líder é desenvolver relacionamentos saudáveis com seus liderados. Aliás, a essência do evangelho é que, em Cristo, fomos reconciliados em nosso relacionamento com o Pai (Rm 5.10) e, através do seu Espírito, somos chamados a um relacionamento em paz com o próximo (Ef 4.3). A síntese dos mandamentos foi justamente esta (Mc 12.28-31). A natureza da Trindade é o relacionamento perfeito de unidade (Jo 17.21). Na perspectiva bíblica não poderíamos esperar algo diferente do trabalho do líder.
Mas, na prática, a teoria é outra. Sejamos sinceros em concordar como é difícil desenvolver relacionamentos edificantes e profundos. Isso exige demais. O caminho mais fácil é o da superficialidade e do foco no trabalho e nas coisas.
Minha sugestão é começar esse relacionamento fazendo-se conhecido. Apresente-se como você é. Não é tarefa fácil, pois somos treinados a esconder nossos medos, anseios, tentações, limitações, fraquezas e até nossos projetos e expectativas. Cuide de não se mostrar forte, inabalável, infalível e demasiadamente puro. Isso será um grande contraste com o mundo pragmático, cheio de aparências e de jogos políticos. Mas estamos falando de Reino de Deus.
O relacionamento só crescerá se você também estiver desejando conhecer seu liderado. Faça perguntas. Tenha disposição em ouvir as palavras ditas e as não ditas, mas comunicadas de alguma maneira. Busque no Espírito mais discernimento que julgamento de valor. Cuidado quando o assunto é somente outra pessoa, ou coisas e tarefas. Queira conhecer o que pensa, sente e espera em relação às várias dimensões da vida. Compreenda seus sonhos, aspirações, angústias e ansiedades. Ausculte o coração. Enfim, abra-se para conhecê-lo.
Em termos de relacionamento interpessoal, quando há verdade sem amor, cria-se inimizade e rancor. Quando há amor sem verdade cria-se hipocrisia e superficialidade. Mas no meio de um relacionamento verdadeiro e amoroso sempre há espaço para a ministração do Espírito de Deus. Ministrar e ser ministrado: eis o resultado.
Esse foi o método de Jesus. Exige tempo e muita disposição, mas seus olhos serão abertos e você reconhecerá Cristo na vida do outro “depois de um quilo de sal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quem caminha em direção da luz, não tem tempo de observar o que se passa nas trevas."

"Quem caminha em direção da luz, não tem tempo de observar o que se passa nas trevas."
"E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." Filipenses 1:9-11

A BÍBLIA

A BÍBLIA
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmo 119:105

SIGNIFICADO DO AMOR POR SHAKESPEARE

Depois de algum tempo, você aprende a diferença sutil entre segurar a mão de alguém e escravizar uma alma, aprende que amor não significa de pendência e companhia não significa segurança, que beijos não são contratos e presentes não são promessas, passa a aceitar os seus defeitos com a cabeça erguida e os olhos abertos , com a elegância de um adulto, não com o pesar de uma criança.

Aprende a abrir todos os seus caminhos hoje porque o futuro é muito incerto para fazer planos.

Aprende que até mesmo a luz solar queima se você se expuser muito.

Então plante seu próprio jardim e embeleze a sua própria alma, em vez de esperar que alguém traga-lhe flores.

E você aprende que realmente pode resistir... Que é forte, e tem valor.

Autor: Shakespeare (1564-1616)

VISITAS

O Senhor te fará voar alturas inimagináveis

O Senhor te fará voar alturas inimagináveis

A Aula

A Aula
Dia 21/09/2008

USANDO MEUS RELACIONAMENTOS

Esse foi o tema da aula passada. Abordamos a importância de seguir o exemplo de Jesus, como mestre dos relacionamentos.
- O que um relacionamento saudável deve apresentar como características:
1° Aproximar você de Deus - adoração
2° Aproximar você das pessoas - comunhão
3° Realizar obras para as quais você foi criado - serviço

Concomitantemente os relacionamentos saudáveis proporcionarão:

Apoio e Estímulo - Ec. 4:9
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Exemplos a serem seguidos - I Cor. 4: 16-17
Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.

Confrontação e Disciplina - Gal. 6:1
IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

Sua missão e ministério só poderão ser cumpridos através de relacionamentos saudáveis. Portando, sirva, perdoe, compreenda, aceite e ame. Resplandeça como astro. Fil. 2:5

A Leitura de um texto

A Leitura de um texto
O Campo de Abacaxis

FOTOS DA AULA

FOTOS DA AULA
Relacionamentos Saudáveis - 21/09/2008


Parabéns! Pela aula dada em Agosto.

Parabéns! Pela aula dada em Agosto.
Parabéns a nossa irmã Sandra Chaves pelo ótimo desempenho na aula do último domingo de agosto.
Foi abordado que a Glória de Deus é tudo que ele é. A sua natureza, a demonstração do seu poder, a sua bondade, todas as suas qualidades intrínsecas e eternas.
Nós refletimos a Glória de Deus e precisamos ter bem claro em nossa mente que tudo que viermos a fazer deverá ser com esse objetivo: fazer todas as coisas para a sua Glória.
Foi colocado também que embora sejamos um vaso, aparentemente tão sem valor, somos valiosos, pois existe dentro de nós a mais rica jóia do amor de Deus: Jesus Cristo, que escolheu os cravos da cruz por amor a cada um de nós.